livenenergia.com.br

Energia Renovável –  O que é e como implementar na sua empresa.

Energia Renovável – O que é e como implementar na sua empresa.

A energia renovável, quando produzida com uma visão integrada, consegue percorrer toda a cadeia de valor – desde o ponto de produção até ao consumidor final e visa impactar territórios e comunidades, pois se torna totalmente sustentável – e visa minimizar o impacto nos territórios e comunidades, revela-se verdadeira e totalmente sustentável.

Principais tipos:

  • Biomassa: É qualquer material orgânico de origem vegetal ou animal utilizado para fins de produção de energia, como carvão vegetal, lenha, bagaço, etc.

Por ser uma fonte de energia distribuída e ineficiente, tradicionalmente utilizada em países subdesenvolvidos, faltam dados sobre sua representatividade para a matriz energética mundial.

  • Energia geotérmica: É o uso de energia térmica de dentro da Terra.

Esta fonte de energia ecológica pode ser utilizada de forma direta (quando não há necessidade de produzir energia nas plantas, utilizando apenas o calor emitido pelo solo) ou indiretamente (quando o calor é transferido para uma indústria que o transforma em eletricidade).

  • Energia hidrelétrica: É o uso da energia cinética contida no fluxo de massas de água.

A energia cinética que impulsiona a rotação das pás das turbinas que compõem o sistema da usina hidrelétrica é então convertida em eletricidade pelo gerador do sistema.

O Brasil é o segundo país com maior capacidade de produção de energia hidráulica, atrás apenas da China.

  • Energia dos oceanos: Pode vir principalmente das marés (ondas de maré) ou ondas (movimento das ondas).

 Essa fonte de energia permanece subutilizada porque, para ser eficiente e econômica, a costa deve ter características específicas, como marés superiores a três metros.

O alto preço por kW torna esse tipo de energia menos atraente em comparação com outras fontes.

  • Energia solar: É a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Pode ser convertida em energia térmica ou elétrica e aplicada para diversos usos.

As duas principais formas de utilização da energia solar são a geração de eletricidade e o aquecimento de água com energia solar.

  • Energia eólica: É a energia gerada a partir da energia cinética do vento (movimento das massas de ar) e do calor eletromagnético do sol (energia solar), que juntos acionam as pás dos painéis coletores.
  • Energia nuclear: Não pode ser  uma das fontes de energia renovável, mas sim como uma alternativa de baixo carbono. Dentre os tipos de energia descritos acima, a nuclear é a energia que menos emite CO2.

 

Novas fontes de energias renováveis

Os novos tipos de energias renováveis são: energia solar, eólica, hidrogênio e bioeletricidade (a partir de biomassa).

Apesar de serem rotuladas como novas, algumas dessas tecnologias existem há décadas, mas só começaram a ganhar força nos últimos anos, ainda mostrando um enorme potencial de uso.

Além dessas, novas energias foram desenvolvidas nos últimos anos e ainda não são amplamente aplicadas, como a energia da água salobra (água salgada) e a tecnologia da fotossíntese artificial.

O hidrogênio é uma das novas fontes de energia renovável mais promissoras do mundo atualmente.

Embora seja o elemento mais abundante do planeta, não pode ser obtido diretamente da natureza, mas deve ser criado; por isso, é considerado uma fonte secundária de energia.

Os processos de produção de hidrogênio requerem abundantes de energia, seja fornecida por fontes não renováveis (hidrogênio cinza), ou por fontes renováveis (hidrogênio verde).

Há também o hidrogênio azul, produzido por processos que utilizam fontes não renováveis, mas capturam e armazenam o CO2 emitido.

O hidrogênio tem sido amplamente utilizado como matéria-prima em processos industriais, como na produção de fertilizantes e derivados de petróleo, mas começou a se tornar importante como fonte de energia renovável nos últimos anos.

Existem duas formas de produzir energia limpa a partir do hidrogênio: a partir de sua reação com o oxigênio, exotérmica; e graças à célula de combustível, libera elétrons do hidrogênio para gerar uma corrente elétrica, agindo como uma bateria.

 

Energia renovável na sua empresa:

Segundo levantamento da Universidade de Tecnológica Federal do Paraná (UTFP) , 33% da energia consumida no Brasil em 2018 foi no setor industrial.

Apesar de seu alto consumo, a indústria tem uma grande vantagem: o uso de energia renovável na produção industrial. Para uma empresa, o uso de energia sustentável oferece uma série de vantagens.

Aqui estão algumas razões pelas quais a energia renovável é importante.

  • Benefícios para o meio ambiente: A produção de energia a partir de fontes renováveis geralmente tem pouco impacto no meio ambiente. Dessa forma, respeitar esse tipo de energia ajuda diretamente o meio ambiente.

Por outro lado, a energia gerada pela queima de combustíveis fósseis libera gases extremamente nocivos ao planeta, portanto, à humanidade.

  • Estabilização dos custos de produção de energia: devido às fontes renováveis poderem ser encontradas e cultivadas na natureza, seu custo é geralmente mais estável do que a energia de fontes não renováveis.

Afinal, a compra de petróleo, por exemplo, está fortemente atrelada às políticas cambiais, e as taxas de câmbio estão além do escopo de qualquer setor.

  • Valorização da marca:  Cada vez mais os clientes estão interessados no consumo dea marca com preocupações sociais e ambientais.

Portanto, o uso de energia ecologicamente correta pode ser um fator-chave para a avaliação da marca a médio ou longo prazo.

  • Acesso fácil aos recursos renováveis:  Em um país como o Brasil, são mais fáceis de serem acessados. Mas para abordá-lo da maneira correta, é extremamente importante ter um parceiro especializado no assunto (A Monex Energia é uma gestora independente que vai estruturar a melhor solução baseado na economia e sustentabilidade de acordo com a sua operação.).

 

Vantagens e benefícios

  • Redução do impacto ambiental: O uso de energia renovável contribui para mitigar as mudanças climáticas, o impacto ambiental e os danos à saúde.

As emissões de poluição associadas a esta categoria são mínimas.

Mesmo ao incluir as etapas do ciclo de produção – fabricação, instalação e operação – a energia renovável ainda é benéfica para o planeta em comparação com os combustíveis fósseis.

  • Desenvolvimento sustentável e socioeconômico: A transição para um sistema energético baseado em tecnologias renováveis traz consequências positivas para o desenvolvimento sustentável.

As fontes de energia renováveis oferecem mais oportunidades de eficiência energética, desenvolvimento social e econômico, democratização e escolha de energia, bem como investimento em inovações sustentáveis para um futuro melhor.

 

4 dicas para implementar a inovação na sua empresa!

Aplicada a um negócio, a sustentabilidade muda todos os aspectos da visão de um negócio e os hábitos dos profissionais envolvidos. A implementação da inovação em sua organização pode começar de várias maneiras simples, práticas e eficazes, como:

Implementar uma variedade de práticas sustentáveis, conservação de energia elétrica e autogeração. Essas medidas visam gerar sua própria energia de forma sustentável, a forma mais segura e rentável para a empresa. Além desses benefícios, a redução nos custos da conta de energia e a capacidade de promover e explorar o marketing verde que atrai um público ambientalmente consciente também são vantagens importantes.

 

  1. Conscientize seus funcionários

Para que todas as mudanças funcionem e dinamizem a empresa, é preciso envolver toda a sua equipe no processo! Portanto, vale a pena fazer uma contribuição significativa para o conhecimento de sua equipe no campo.

 

Isso pode ser alcançado por meio da distribuição de materiais digitais, pôsteres, e-mails, apostilas e ebooks, todos projetados para esclarecer questões-chave, ações e atividades sustentáveis. Outra opção são as palestras e dinâmicas de grupo para construir conhecimento e mudar o pensamento gradativamente.

Além disso, é importante promover cursos e especializações em todos os níveis de carreira dentro de sua organização para que todos se mantenham atualizados e possam ajudar a crescer juntos.

 

  1. Troque o equipamento

Aparelhos muito antigos são muitas vezes inimigos da eficiência energética e, portanto, precisam ser substituídos. Portanto, é importante adquirir eletrônicos que sejam comprovadamente eficazes para evitar o consumo excessivo de energia. Isso pode ser verificado comprovando a presença de lacres consumidos por cada dispositivo.

As luzes devem fazer o mesmo. Os modelos de luz LED são ideais, pois fornecem ampla iluminação, consomem muito pouca energia e têm a maior vida útil do mercado. O uso de lâmpadas incandescentes é ultrapassado e ruim para a visão. O modelo de fluorescência também deve ser eliminado por ser uma técnica ultrapassada e ineficiente. Neste contexto, a substituição de lâmpadas antigas por lâmpadas LED pode reduzir o consumo de energia em cerca de 30%.

 

  1. Evite itens descartáveis

Se sua empresa ainda usa copos descartáveis para café, água e muito mais, comece a transição a partir daí. Combine cada um usando sua própria caneca e garrafa. Esta é uma grande oportunidade para um bom empreendedor fornecer aos seus colaboradores “ferramentas promocionais” como garrafas e canecas personalizadas. Toda a equipe certamente usará esses materiais durante o horário de trabalho, bem como em ocasiões particulares, como festas familiares, fins de semana em clubes e vários eventos públicos.

Com isso em mente, deve ficar claro que a higiene é responsabilidade do indivíduo!

Também é importante evitar o uso de papel no escritório e economizar a impressão até que seja absolutamente necessário. Compartilhar documentos em formato digital e usar a nuvem para armazenar arquivos digitalizados são medidas que ajudam a fazer isso acontecer.

 

  1. Use energia renovável

Uma das melhores formas de introduzir inovação nas empresas é utilizar uma fonte de energia renovável que possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, principalmente de suas finanças pessoais e empresariais.

Pensando nisso, as principais soluções técnicas disponíveis no mercado e economicamente viáveis são: O mercado livre de energia, sistemas fotovoltaicos, turbinas eólicas, turbinas radiais e usinas de biogás. Essas soluções tecnológicas podem ser resultado da conta mensal de energia elétrica da sua empresa. Notavelmente, cada uma dessas opções de tecnologia tem seus requisitos de instalação, mas todas compartilham uma capacidade comum de geração de energia sustentável. Essas tecnologias podem ser instaladas em praticamente qualquer lugar (avaliadas por uma equipe multidisciplinar de especialistas) e requerem pouca manutenção.

Se interessou e quer saber como adquirir energia renovável na sua empresa? Entre em contato com os nossos consultores e solicite um estudo de viabilidade agora mesmo.

botão-lp-mercado-livre-de-energia