O próximo ano promete novos caminhos de crescimento para o setor de energia renovável, potencialmente auxiliado por políticas de apoio de um governo focado no combate às mudanças climáticas. No entanto, alguns desafios ainda permanecem.
Explore como novas tecnologias, modelos de negócios, políticas e investimentos podem ajudar a enfrentar esses desafios e acelerar o crescimento em nossas perspectivas de trabalho do setor de energia renovável para 2022.
Novos caminhos estão se abrindo
O setor de energia renovável está pronto para se ramificar
Em 2021, o setor de energia renovável permaneceu notavelmente resiliente. As rápidas melhorias tecnológicas e a diminuição dos custos dos recursos de energia renovável, juntamente com o aumento da competitividade do armazenamento de baterias, tornaram as energias renováveis uma das fontes de energia mais competitivas em muitas áreas.
Apesar de sofrer com as restrições da cadeia de suprimentos, aumento dos custos de envio e aumento dos preços das principais commodities, as instalações de capacidade permaneceram em alta histórica. As adições de capacidade eólica e solar de 13,8 GW nos primeiros oito meses de 2021 aumentaram 28% em relação ao mesmo período de 2020.
Muitas cidades, estados e concessionárias estabeleceram metas ambiciosas de energia limpa, aumentando os padrões do portfólio renovável e promulgando mandatos de aquisição de armazenamento de energia.
O crescimento da energia renovável deve acelerar, à medida que a preocupação com as mudanças climáticas e o apoio às considerações ambientais, sociais e de governança crescem e a demanda por fontes de energia mais limpas da maioria dos segmentos de mercado se acelera.
Em nossa análise do setor de energia renovável, as tendências a seguir devem passar para a vanguarda, abrindo novos caminhos na história de crescimento do trabalho de energia renovável.
Perspectivas do setor de energia renovável
As partes interessadas da indústria de energia renovável estão considerando investimentos nelas, o que pode eventualmente ajudar a integrar com confiança as energias renováveis variáveis, tais como eólica e solar, à rede elétrica.
Para uma indústria que tem se concentrado amplamente em energia solar e eólica, investimentos privados e projetos piloto combinados com apoio federal de pesquisa poderiam ajudar a acelerar a comercialização de tecnologias emergentes como hidrogênio verde, baterias avançadas e outras formas de armazenamento de longa duração.
Estas tecnologias podem fornecer eletricidade sem carbono e armazenamento de eletricidade sazonal de longo prazo, aliviar o congestionamento da rede, diminuir a restrição renovável, aumentar a confiabilidade e facilitar a integração da energia solar e eólica na rede, ao mesmo tempo em que apoiam metas de energia 100% limpa.
Uma grande força motriz por trás do aumento do hidrogênio verde tem sido a diminuição dos custos da energia renovável, um insumo crítico no processo de produção. À medida que a penetração de energia renovável na rede aumenta, espera-se que o desenvolvimento do hidrogênio verde também cresça, devido a seu potencial para atuar como um armazenamento de longa duração e sazonal do combustível disponível sob demanda para gerar energia.
Os Estados e as empresas de energia também estão respondendo a esta oportunidade e aumentando a produção de hidrogênio renovável. O interesse também é grande em uma série de tecnologias de armazenamento mecânico e de baterias em evolução que oferecem opções de armazenamento de energia de longa duração e suporte à rede.
Recursos competitivos
Após uma queda de custos de 85% na última década, os sistemas solares fotovoltaicos (PV) estão entre os recursos energéticos mais competitivos do mercado em termos de custo. Ao flexionar seu músculo competitivo, a indústria solar provavelmente impulsionará os esforços para explorar novas configurações e modelos de negócios.
E poderá ver o crescimento da indústria solar fotovoltaica, explorando módulos solares fotovoltaicos flutuantes, e expandindo projetos solares comunitários para novos mercados. O emparelhamento do armazenamento com o solar oferece sinergias de custos, eficiências operacionais e a oportunidade de reduzir os custos de capital de armazenamento com o crédito fiscal de investimento solar.
Uma segunda tendência é a expansão de projetos solares comunitários para novos mercados. Com mais da metade das residências americanas incapazes de comprar energia solar no telhado devido à falta de sol suficiente, acesso ao crédito, propriedade da casa própria ou outros fatores, estes programas permitem que os clientes residenciais desfrutem dos benefícios da energia solar compartilhada.
A infra-estrutura de transmissão está se tornando uma prioridade chave, especialmente para a energia eólica offshore.
Desenvolvimento
Espera-se que o desenvolvimento da transmissão, que é fundamental para conectar novas capacidades de energia renovável, muitas vezes localizadas remotamente, aos centros consumidores de eletricidade, seja uma parte importante da agenda da indústria de energia renovável.
O apoio político e regulatório, os investimentos e a inovação provavelmente ajudarão a desbloquear o progresso, que muitas vezes tem sido travado pelo sentar e permitir atrasos.
Os projetos de transmissão, especialmente inter-regionais, têm permanecido até agora um grande desafio para o crescimento renovável, pois enfrentam dificuldades para obter a aprovação regulatória de cada estado que atravessam, bem como a recusa dos proprietários de terras e a oposição de grupos ambientais.
Cerca de 844 GW de capacidade proposta, dos quais 90% são renováveis ou de armazenamento de energia, estão presos nas filas de interconexão de transmissão. Isto se aplica especialmente ao vento offshore, que está pronto para um crescimento significativo e deve estar conectado à infraestrutura costeira.
Tanto o aumento da capacidade das linhas existentes quanto a construção de novas linhas poderiam ser fundamentais para resolver o desafio da transmissão. De fato, 76% dos entrevistados de uma recente pesquisa da Deloitte sobre energia e serviços públicos estão planejando ou dependendo de novos projetos de transmissão para impulsionar o acesso à energia renovável.
Ecossistema da cadeia de abastecimento
É provável que a indústria de energia renovável continue a evoluir as cadeias de abastecimento. Em 2021, a indústria solar permaneceu sob pressão e os preços aumentaram ano após ano pela primeira vez em sete anos devido à escassez de fornecimento de componentes, matérias-primas e mão-de-obra, bem como ao aumento dos custos de transporte.
No próximo ano, muitos instaladores e desenvolvedores de energia solar provavelmente também aumentarão sua atividade de monitoramento de conformidade, especialmente para provar que sua aquisição está livre de práticas de trabalho antiéticas. No setor eólico, as empresas do ramo aumentaram a produção doméstica de componentes de turbinas com mais de 500 instalações de fabricação em 40 estados.
Mas o setor ainda depende de fabricantes offshore para muitos componentes. Para impulsionar ainda mais a produção doméstica, créditos fiscais avançados de fabricação de energia estão incluídos na legislação que o Congresso está considerando.
Em 2022, as estratégias de gerenciamento de fim de vida útil para produtos e materiais da indústria de energia renovável provavelmente chamaram a atenção, à medida que as primeiras instalações se aproximam do fim de sua vida útil. Isto poderia ajudar a reduzir o desperdício, aumentar a segurança dos recursos e fornecer valor financeiro adicional, bem como credenciais de sustentabilidade.
Como se espera que as instalações de energia solar, eólica e de baterias subam a novos patamares, a geração de resíduos na indústria de energia renovável provavelmente também subirá e exigirá soluções urgentes.
As partes interessadas da indústria, reguladores e formuladores de políticas começaram a explorar soluções para prolongar a vida útil e aumentar o desempenho, recuperação e reutilização de produtos e materiais. O caso da construção de uma economia circular para baterias envolve uma colaboração mais profunda entre indústrias e entre empresas e formuladores de políticas, dada a demanda de baterias em uma gama de aplicações.
Um mercado secundário para os LiBs de veículos elétricos equipados inclui aplicações de sistemas de armazenamento de energia a granel. Mas os regulamentos para reutilização e reciclagem de baterias estão em desenvolvimento inicial, e são necessários incentivos para atrair investidores privados.
A mudança no emprego de energia limpa, até 2030
Com muitos países e empresas comprometidos a reduzir as emissões, a transição para a energia limpa parece ser uma inevitabilidade. E essa transição terá, sem dúvida, um impacto no emprego.
Novas fontes de energia não exigem apenas equipamentos novos e atualizados, elas também exigem pessoas para operá-las. E como a demanda por combustíveis mais limpos desvia a atenção dos combustíveis fósseis, é provável que nem todos os setores vejam um ganho líquido de empregos.
Quais setores ganharão empregos até 2030?
No total, a transição para a energia limpa deverá gerar 10,3 milhões de novos empregos líquidos em todo o mundo até 2030.
Embora a geração de combustível seja definitivamente afetada pela transição para energia limpa, o maior impacto será sentido na modernização da infraestrutura energética.
Para utilizar adequadamente as novas fontes de energia, os maiores ganhos de emprego esperados são em eficiência elétrica, geração de energia e setor automotivo. Combinados com a modernização da rede, eles representam 75% dos dos novos ganhos de empregos esperados.
Mas é importante observar que essas mudanças esperadas no emprego estão sob promessas climáticas anunciadas a partir de 2021. Em uma transição de energia limpa líquida zero, a quantidade estimada de empregos ganhos e perdidos mais que dobraram em quase todos os setores, com uma adição líquida de 22,7 milhões de novos empregos.
Independentemente de qual caminho esteja mais próximo da realidade, está claro que o cenário de empregos em energia e setores relacionados mudará nos próximos anos, e será interessante ver como e quando essas mudanças se materializarão.