Ainda está em dúvida se deve fazer a migração para o ACL? Então, confira 9 vantagens do mercado livre de energia elétrica que irão provar que essa é a melhor escolha para a sua empresa.
Aqui, no blog da Monex Energia, nós já te explicamos o que é o mercado livre de energia, quem pode participar e como migrar para o ACL. Ainda sim, se você não está totalmente convencido que esta é a melhor decisão para sua empresa, este artigo é para você!
Afinal, por que mesmo com a promessa de preços menores e maior flexibilidade de contratação, as vantagens do mercado livre de energia continuam desconhecidas para a maioria do público elegível para a migração?
A resposta para essa pergunta está associada à falta de divulgação dos benefícios, assim como a crença de que a migração é um processo trabalhoso e caro, o que não é verdade.
Graças ao trabalho das gestoras de energia, como a Monex, as empresas que decidem mudar para o ACL obtêm um excelente custo-benefício e recuperam seu investimento em menos de 3 meses.
A seguir, você vai conferir as 9 vantagens do Mercado Livre de Energia segundo os principais especialistas da área.
Vantagens do Mercado Livre de Energia
No Brasil, cerca de 9 mil empresas já escolhem seu fornecedor de energia elétrica. O mercado livre de energia representa 34% do consumo de todo o país e, graças a Portaria 514/2018 da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, em breve esse número será muito maior.
1 – Mais economia (redução de custos)
No ACL o preço da energia é mais competitivo, se comparado ao do mercado regulado. Isso se deve ao fato de haver a negociação livre, que pode reduzir os custos em até 40%.
2 – Sustentabilidade
Como você pode conferir no nosso conteúdo sobre a diferença entre consumidor livre e consumidor especial, o consumidor especial contribui com o meio ambiente ao contratar energia de uma fonte renovável, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa.
3 – Muito mais flexibilidade
Você tem um negócio sazonal que consome mais energia elétrica em determinados períodos do ano? Que tal ter a opção de escolher a quantidade de energia ideal de acordo com a sua necessidade de consumo? No mercado livre isso é possível! Desta forma, você sempre sai ganhando.
4 – Melhor gestão orçamentária
Como o preço da energia é determinado previamente, é mais fácil para as empresas realizarem a gestão dos gastos com energia. Outra vantagem é que o preço da energia não sofre com o acionamento das bandeiras tarifárias do mercado cativo, o valor é fixo do contrato.
5 – Melhor Gestão da Energia
Ao migrar para o ACL, o consumidor aprende mais sobre seu perfil de consumo e o impacto que o setor elétrico pode ter na sua operação. Com a economia obtida, abrem-se oportunidades para novos investimentos e melhorias.
6 – Preço em horário ponta igual ao fora ponta
No Mercado Livre não há diferenciação no preço da energia ao longo do dia. O preço é o mesmo no horário de ponta e fora de ponta. Isso representa muito mais economia para empresas que funcionam nesses períodos de grande movimentação.
7 – Obtém desconto na TUSD
Você sabia que ao adquirir energia incentivada, o consumidor pode ter desconto de 50% até 100% na tarifa de uso do sistema de distribuição (TUSD)?
No nosso artigo sobre a diferença entre energia convencional e a incentivada você fica sabendo quais são os requisitos para contratá-la, confira!
8 – Venda de energia
Caso você não consuma toda a energia que contratou, também pode vendê-la para a indústria. No Mercado Livre, você tem a oportunidade de ofertar seu excedente de energia, o que minimiza custos e aumenta a competitividade de mercado.
9 – Alocação de energia
Caso a empresa possua mais de uma unidade consumidora sob mesma titularidade, considerando a raiz do CNPJ, por exemplo, matriz e filial, a energia que foi contratada pode ser alocada entre elas.
Fonte: Energês
Gostou desse tema?
Então conta pra gente: qual tema você gostaria de ver aqui no Blog da Monex?