O consumo de energia pode ser um grande vilão para as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.
Por isso, é preciso ficar atento aos dados de consumo de energia para encontrar possíveis oportunidades de reduzir custos e melhorar a margem de lucro da empresa.
De acordo com o Sebrae, os gastos com energia representam 15% dos custos totais de uma empresa, em alguns casos o valor desse gasto ultrapassa até mesmo o valor referente à folha de pagamentos.
Mas como reduzir o consumo de energia sem que isso afete os processos internos e os resultados de uma empresa?
Veja essas 3 soluções para ajudar na redução de custos com energia:
Solução #1 – Definir metas de redução de consumo
Todo bom empresário sabe que trabalhar com metas é crucial para o bom funcionamento e desenvolvimento do seu negócio, seja ele um pequeno negócio ou um grande conjunto de empresas.
Definir metas é a melhor forma de gerar resultados e isso se aplica aos custos com consumo de energia também. E a meta de redução de consumo de energia não é necessariamente uma missão só da alta gestão de uma empresa, pelo contrário, todos os colaboradores podem se envolver nesse propósito.
A alta gestão pode fazer um estudo para analisar onde estão as maiores fontes de desperdício e, a partir disso, definir as metas de redução e envolver os colaboradores em campanhas de conscientização.
Solução #2 – Adquirir produtos com o selo Procel A
Equipamentos antigos possuem componentes que podem consumir energia elétrica além do necessário, aumentando o consumo e os custos da empresa.
Trocar esses equipamentos que possuem um alto consumo por equipamentos com alto desempenho é o primeiro passo para reduzir os custos.
Os selos da Procel são divididos em categorias de A a G. O Selo A garante que o equipamento consome menos energia e possui melhor rendimento do que as outras categorias.
Muitas vezes o empresário pensa que está economizando ao comprar equipamentos usados ou mais antigos pelo preço de compra ser menor do que o preço de um equipamento novo, mas a longo prazo, ele acaba saindo no prejuízo.
Portanto investir em equipamentos de melhor qualidade garante uma redução dos custos lá na frente.
Solução #3 – Entrar para o Mercado Livre de Energia
Essa certamente é a melhor dica para reduzir os custos com o consumo de energia de sua empresa.
Diferente do mercado cativo, o Mercado Livre de Energia é um ambiente de negociação onde os consumidores podem escolher livremente as condições do fornecimento de energia, como por exemplo, a origem dessa energia, preço que desejam pegar, a quantidade que desejam consumir, período de pagamento e entre outras.
Outra vantagem do Mercado Livre de Energia é que, além de comprar, você também pode vender energia.
Por ser um ambiente de livre negociação, você pode vender a energia excedente que sua empresa contratou, porém não consumiu durante um determinado período de contrato.
Junto a essa vantagem, o Mercado Livre de Energia traz diversos benefícios para sua empresa, são eles:
- Ter um controle maior sobre os custos de energia;
- Escolher um plano de consumo de energia que melhor se adeque ao perfil da empresa;
- Consumir energia de fontes renováveis e alternativas;
- Eliminar a preocupação com as bandeiras tarifárias que aumentam o valor final da sua conta de energia.
Graças a atuação de empresas como a Monex, diversas organizações podem usufruir desses benefícios ao entrar no Mercado Livre de Energia e reverter custos em lucro.
Se você tem interesse em saber mais sobre o Mercado Livre de Energia e como a Monex pode auxiliar em sua transição, e na gestão de compra e venda de energia de sua empresa, entre em contato conosco no link: https://www.monexenergia.com.br/contato/